Como aumentar o vocabulário em inglês?

Aumentar o vocabulário em inglês é um desejo muito comum para quem está aprendendo um novo idioma. No caso dos estudantes brasileiros, o domínio léxico é um diferencial ainda restrito a poucas pessoas, mas que faz muita diferença no mercado de trabalho e outras atuações que demandam a língua.  De acordo com um estudo realizado pela British Council, no Brasil, 10,3% dos jovens de 18 a 24 anos dizem saber inglês.

No Bridge Idiomas, contamos com métodos e materiais altamente eficazes e especialmente preparados para aumentar o vocabulário em inglês dos nossos alunos. Mas, além do conteúdo aprendido com os nossos professores durante as aulas, é importante manter a prática em casa em diferentes momentos. Pensando nisso, listamos algumas dicas para você turbinar seus conhecimentos e aumentar o vocabulário em inglês. Confira!

Pratique com filmes, músicas e livros

Que tal aproveitar um momento de lazer para aumentar o vocabulário em inglês? Nessa era de globalização e tecnologia, estamos cercados de produções artísticas de países anglófonos. Com certeza há algum filme ou música querido por você ou seu filho cujo idioma original seja o inglês.

No caso dos longas, uma opção é deixar o áudio ou a legenda em inglês para conhecer palavras do universo temático da história. Com as músicas, você pode ler a letra enquanto as escuta e buscar o significado dos termos que não conhece. Na leitura de livros, é possível visualizar o contexto em que as palavras são empregadas e aprender expressões de um tema específico, a depender do assunto do livro, como é o caso do vocabulário inglês business.

Use um caderno de anotações

Quando tentamos aumentar o vocabulário em inglês, nos deparamos com a dificuldade de gravar algumas palavras mais complicadas. O uso de um caderno de vocabulário é essencial nesses casos. Diante de um novo termo, basta anotá-lo em inglês com a tradução ao lado e com um exemplo de seu uso em uma frase. Essa referência de aplicação da palavra nos ajuda a entender seu significado de acordo com o contexto.

Outra opção é anotar apenas o termo em inglês e sua aplicação em uma sentença, sem o significado em português. Dessa forma, no momento da revisão, a memória é estimulada a entender a palavra conforme o uso diretamente no inglês. Por fim, ao usar um caderno de vocabulário, o ideal é que se revise as novas palavras de tempos em tempos.

Treine o vocabulário com jogos

Jogo da memória, brincadeiras com palavras e uso de flashcards são maneiras divertidas de aumentar o vocabulário em inglês. Afinal, você pode adaptar a dinâmica dessas atividades para combinar uma palavra com a sua tradução ou tentar adivinhá-la de acordo com pistas, como é o caso do jogo da forca.

Essa dica é muito eficaz para crianças. Os pequenos adoram momentos lúdicos e se sentem ainda mais motivados com atividades diferentes em que podem brincar e soltar a imaginação. Para os mais crescidinhos, vale ter no celular aplicativos de jogos de vocabulário em inglês com imagens ou áudio. Assim, é possível praticar em qualquer lugar.

Acompanhe conteúdos em inglês nas redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais são um dos principais canais onde consumimos informação e entretenimento. Afinal, quem não segue um perfil no Instagram ou acompanha um canal no YouTube com seus assuntos preferidos? O conteúdo dessas plataformas faz parte do nosso dia a dia e pode ser um grande facilitador na hora de aumentar o vocabulário em inglês.

Sendo assim, busque conteúdos cujo idioma original seja inglês e sobre assuntos de seu interesse. Se você curte  literatura, pode acompanhar os booktubers de países como Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Ou, pode ainda acompanhar seus artistas internacionais preferidos vendo o que eles postam em seus próprios perfis.

Tenha aplicativos de vocabulário no celular

Além dos jogos, outros aplicativos de celular atuam como ótimas ferramentas para ajudar a aumentar o vocabulário em inglês. São exemplos os aplicativos de tradução, dicionários bilíngues e podcasts de nativos da Língua Inglesa. Aqui, vale destacar a importância de ouvir diálogos, palestras e notícias, já que o listening também é uma forma eficaz para conhecer novas palavras, aumentar o vocabulário e perder o medo de falar em inglês.

Treine com seus colegas

Colocadas em prática essas dicas para aumentar o vocabulário em inglês? Então é hora de soltar o verbo para aprender ainda mais. Converse com colegas em inglês e insira no diálogo as novas palavras que aprendeu. Assim, você pode praticar a pronúncia e o uso desses termos em diferentes assuntos. O exercício prático é a melhor forma de fixar esses conhecimentos, além de ser uma oportunidade de aprender novas palavras com o seu parceiro de conversação.

Entenda as palavras no contexto de uso

Aumentar o vocabulário em inglês vai muito além da decoreba. Se o objetivo é ter na ponta da língua diversas palavras para falar com naturalidade, é preciso fazer mais do que memorizar a tradução. Muitas palavras da Língua Inglesa  possuem mais de um significado, que mudam de acordo com o contexto que são empregadas. Inclusive, alguns verbos bem conhecidos por essas variações, como o to take e o to get.

Nesses casos, são válidas algumas dicas já mencionadas acima para aumentar o vocabulário em inglês: anotar uma frase completa com o contexto de uso da palavra, ler livros e acessar conteúdos de temas específicos para compreender a aplicação do termo e praticar as novas expressões em diálogos.

No Bridge Idiomas, você pode aumentar o vocabulário em inglês

Todas essas dicas podem ajudar a aumentar o vocabulário em inglês e a fixar o conhecimento adquirido nas aulas do Bridge Idiomas. Nossa metodologia é direcionada para a prática constante das novas palavras, de forma que os nossos alunos retenham os termos e expressões com facilidade. E, com o Bridge, você pode melhorar o vocabulário em inglês a qualquer momento: nossas matrículas estão sempre abertas e, durante a pandemia, nossas aulas permanecem online.

E aí, que tal estudar inglês com uma metodologia online e exclusiva para ajudar você a ampliar seu vocabulário? O Bridge Idiomas pode te ajudar!

Quero melhorar o meu vocabulário

Cadastre-se e receba mais informações sobre os nossos cursos